Em síntese, a assessoria ambiental é responsável por, entre outras coisas, garantir que uma empresa esteja de acordo com a legislação ambiental vigente. Ou seja, garante que um empreendimento ou atividade esteja de acordo com as normas ambientais e devidamente regularizado.
Ademais, como uma consultoria ambiental, ela também lhe auxiliará em tudo o que diz respeito a licenças e autorizações. É ela quem lhe orientará, por exemplo, no que concerne a licenciamentos ambientais, planos de gerenciamentos (Resíduos sólidos, Resíduos sólidos da construção, licença ambiental simplificada, dispensa de licenciamento.
Paralelamente a isso, com a ajuda de um assessoria ambiental, você terá melhores subsídios para colocar diversas ações em prática. São ações, como, por exemplo, a recuperação de áreas degradadas, reflorestamentos, planos de gerenciamento de resíduos, participação em projetos ambientais e sustentáveis, entre outras diversas maneiras de fazer da sua empresa uma verdadeira parceira do meio ambiente.
Em suma, o consultor ambiental é o profissional técnico devidamente capacitado para fazer com toda análise ambiental necessária de um empreendimento ou atividade. Ou seja, ele trabalha para que você não tenha problemas ambientais e atenda uma série de requisitos sobre a instalação e viabilidade do seu negócio ou empresa.
Regulamentação e normalização ambiental
A história da metrologia no Brasil se iniciou no tempo do Império, em função da necessidade de uniformizar um sistema de unidades de medida. No entanto, a formalização de mecanismos de proteção de produtores e consumidores, é recente no Brasil. A criação do Instituto Nacional de Pesos e Medidas data de 1961. Este órgão implantou a rede Nacional de Metrologia Legal e instituiu, no País, o Sistema Internacional de Unidades (S.I.).
Em 1973, através da Lei 5.966, foi instituído o Sistema Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial, SINMETRO, com a finalidade de formular e executar a política nacional de metrologia, normalização industrial e certificação de qualidade de produtos industriais.
Como órgão normativo do Sistema, foi criado, no âmbito do Ministério da Indústria e do Comércio, o Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial – CONMETRO; e o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial – INMETRO, órgão executivo central do Sistema.
A atmosfera é uma massa de gases onde permanenetemente ocorrem reações químicas. Ela absorve uma variedade de sólidos, gases e líquidos provenientes de fontes naturais e industriais, que podem se dispersar, reagir entre si ou com outras substâncias já presentes na atmosfera.
As fontes de emissão de poluentes podem ser as mais variadas possíveis. Pode-se considerar dois tipos básicos de fontes poluição atmosférica: ESPECÍFICAS e MÚLTIPLAS.
Fenômeno estreitamente vinculado ao progresso industrial, a degradação das condições ambientais tem aumentado de maneira considerável e preocupante nas regiões mais desenvolvidas do mundo, sobretudo a partir de meados do século XX.
Poluição é o termo empregado para designar a deterioração das condições físicas, químicas e biológicas de um ecossistema, que afeta negativamente a vida humana e de espécies animais e vegetais. A poluição modifica o meio ambiente, ou seja, o sistema de relações no qual a existência de uma espécie depende do mecanismo de equilíbrio entre processos naturais destruidores e regeneradores.
O setor de serviços de águas compreende as atividades de abastecimento de água às populações urbanas e rurais e às atividades associadas, como os serviços, o comércio e a pequena indústria inserida na malha urbana. Compreende também a drenagem e o tratamento das águas residuais urbanas.
O setor de serviços de resíduos compreende as atividades de recolha, tratamento e destino final dos resíduos urbanos. Estes serviços são considerados de interesse geral, essenciais ao bem-estar dos cidadãos, à saúde pública, às atividades económicas e à proteção do ambiente. Por esse facto devem obedecer a um conjunto de princípios de onde se destacam a universalidade de acesso, a continuidade e a qualidade de serviço, a eficiência e a equidade de preços.
Estes serviços são prestados por um universo de cerca de quinhentas entidades gestoras, podendo ser de titularidade estatal ou municipal.
Tratamento de águas Foz do Iguaçu